Marcas

Tamponadores e Sais Minerais | Sua Relação entre pH, KH, CO2 e GH

Tamponadores e Sais Minerais | Sua Relação entre pH, KH, CO2 e GH

Com o tempo, o pH dos aquários vai variando, tendendo ao pH ácido em aquários de peixes, ou alcalino em aquários plantados. Isso é devido ao consumo natural dos sais minerais da água do aquário, principalmente carbonatos e bicarbonatos.

Existem dois parâmetros importantes para serem medidos para verificação da quantidade de sais minerais na água do aquário: o KH e o GH

KH ou Dureza de Carbonatos (também relacionada a alcalinidade ou simplesmente Alk) traduz a quantidade de sais de carbonatos e bicarbonatos encontrados na água testada. Esse parâmetro tem relação direta com a estabilidade do pH, cálcio (em aquários marinhos) e com a quantidade de dióxido de carbono - CO2 encontrada na água (confira uma tabela dessa relação com o gás carbônico à seguir). A manutenção deve ser feita com testes periódicos, trocas parciais frequentes e corrigir se necessário com um tamponador, existem tamponadores para pH como o MYDOR Target 6,5; 7,07,5 8,2 (mais para aquários de peixes), em aquários plantados podem ser utilizados o SEACHEM Acid Buffer e o Alkaline Buffer, e em aquários marinhos TROPIC MARIN Triple Buffer


Fonte: Kaspar Horst.

GH ou Dureza Geral (ou ainda Dureza Total) traduz a quantidade de todos os sais minerais encontrados na água testada, mas principalmente Cálcio e Magnésio. Esse parâmetro tem relação direto com a saúde, vitalidade e coloração dos peixes. Em aquários marinhos não há necessidade de testar esse parâmetro, devido ao alto teor de sais minerais naturalmente encontrados na água salgada. Mas nos aquários de água doce, de pH mais alcalino, principalmente, é importante fazer testes periódicos, trocas parciais frequentes e corrigir se necessário com um repositor de sais minerais (SERA Mineral Salt, SEACHEM Equilibrium, etc), para cada tipo de aquário terá uma parâmetro mais apropriado.

Outro detalhe importante é que se sua água tem um kH e/ou gH elevado, sua água é calcárea - vai perceber isso quando precisar corrigir o pH da água e tiver dificuldades, daí se precisar corrigir isso, terá que utilizar um filtro Deionizador (DI) ou de Osmose Reversa (RO). Em alguns casos somente o uso do produto da SEACHEM Acid Buffer é suficiente. 

Por isso esses parâmetros são tão importantes, faça testes regulares.